1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória

Tema: Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas

Está aberto o período para envio de propostas para participação na 1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória, que contará com dois momentos: um encontro virtual, de 31 de outubro a 1º de novembro de 2025, e um evento presencial em São Paulo, Brasil, de 6 a 8 de novembro de 2025. O evento integra a programação da 12ª Conferência Internacional de Digital Storytelling, realizada pela primeira vez no Sul Global.

Organizada pelo Museu da Pessoa e pelo StoryCenter, a conferência tem como tema Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas, que enfoca a crise climática e as diversas maneiras pelas quais a narrativa pode nos ajudar a refletir, observar e abordar os desafios interconectados que estão remodelando nosso mundo. O encontro nos convida a examinar como storytelling pode promover diálogos e ações significativas em torno das crises interligadas que definem nossa era.

Com o nosso mundo enfrentando uma emergência climática cada vez mais grave, esta conferência se concentrará nas diversas abordagens que as pessoas utilizam para compreender e responder às crises ambientais e sociais.

À medida que nos reunimos na véspera da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP30), o evento oferece uma oportunidade para estimular ações, promover o diálogo e construir parcerias para abordar questões críticas como a degradação ambiental, as injustiças climáticas, os conflitos territoriais e de identidade e as desigualdades sociais.

A conferência é organizada por meio de uma parceria entre o Musee da Pessoa e o StoryCenter. A colaboração entre o Sul e o Norte Global é uma oportinidade vital para criar uma plataforma poderosa de vozes diversas. Ao organizar a conferência no Brasil, enfatizamos a importância de envolver as perspectivas do Sul Global e aprofundar nossa compreensão planetária de como narrativas pessoais podem informar soluções para desafios locais e globais.

 Objetivos e Temas da Conferência

Esta conferência convida os apresentadores e participantes a refletir sobre como as Vidas — abrangendo experiências humanas e além do humano (animais e plantas, bem como os ecossistemas em que habitam) — e suas Vozes — narrativas, medos, frustrações, sonhos e legados, juntamente com seu Saber individual e coletivo — podem contribuir para uma melhor compreensão das complexidades de um mundo em crise. Ao reunir vozes do Sul Global e outros lugares do mundo, nosso objetivo é aprofundar nossa compreensão coletiva da crise climática e promover respostas inovadoras por meio do storytelling.

A conferência proporcionará um espaço para o intercâmbio cultural e pessoal, reflexão e colaboração, com forte ênfase na questão urgente das mudanças climáticas e seus impactos de longo prazo. Os participantes se envolverão profundamente com a complexa teia de crises que enfrentamos, incluindo a degradação ambiental, conflitos territoriais e de identidade e a crescente desigualdade social. Juntos, exploraremos como as narrativas em torno das mudanças climáticas podem inspirar soluções e fortalecer as comunidades em um mundo em chamas.

Trilhas Temáticas

Para estruturar suas propostas, recomendamos que você considere estas linhas temáticas. Elas representam perspectivas fundamentais para explorar como narrativas pessoais, experiências coletivas e conhecimento compartilhado podem informar e inspirar ações em resposta aos desafios sociais e ambientais mais urgentes do mundo:

  1. Mobilizando a cultura para a ação climática: A cultura e o patrimônio são ferramentas poderosas para lidar com as mudanças climáticas, oferecendo às comunidades recursos inestimáveis para tomar medidas transformadoras. Esta trilha examina:
    1. Práticas culturais e narrativa na ação climática coletiva.
    2. Como a cultura e a narrativa podem inspirar um futuro resiliente às mudanças climáticas. 
    3. A narrativa e a cultura como ferramentas para a transferência de conhecimento entre gerações.
    4. O papel do herança cultural em ajudar as comunidades a se adaptarem às mudanças climáticas, preservando tradições e promovendo resiliência diante dos desafios ambientais.
    5. Histórias pessoais como fonte de conhecimento.
    6. Ciência e conhecimento tradicional – o encontro de perspectivas e vidas.
  1. Vidas indígenas e biocentrismo: As comunidades indígenas são guardiãs vitais do meio ambiente e também são profundamente afetadas pelas mudanças climáticas. Com base em gerações de conhecimento tradicional para proteger e sustentar os ecossistemas, esta trilha temática combina elementos da sabedoria indígena e do biocentrismo para explorar:
    1. Os impactos das mudanças climáticas nas terras e nos meios de subsistência dos povos indígenas.
    2. O conhecimento ecológico tradicional como base para soluções ambientais e climáticas.
    3. Liderança indígena no ativismo ambiental e na resiliência.
    4. Como a narrativa pode mudar as perspectivas do antropocentrismo para o biocentrismo, enfatizando o valor intrínseco de todos os seres vivos e ecossistemas.
    5. O papel do biocentrismo na defesa da justiça climática e da proteção da biodiversidade.
  2. Inovação em Mídia Participativa/Digital Storytelling para a sustentabilidade de comunidades saudáveis. A Mídia Participativa serve como um catalisador para a inovação, empoderando as comunidades em seus processos de bem-estar e sustentabilidade. Esta trilha enfatiza o papel crítico da Mídia Participativa/Digital Storytelling como impulsionadora de soluções criativas, resiliência e esforços de sustentabilidade liderados pela comunidade em um mundo em constante mudança:
    1. O desenvolvimento de currículos inovadores, processos de engajamento e métodos para promover a aprendizagem e fortalecer as comunidades.
    2. Alavancar a Mídia Participativa/Storytelling Digital para destacar e abordar os desafios locais e inspirar ações coletivas em direção a soluções sustentáveis. 
    3. Usando nossas metodologias para formar coalizões de educadores, profissionais da cultura e defensores da sustentabilidade para cocriar estratégias para comunidades prósperas.
  3. América Latina e Memória – Construindo Redes para a Justiça Social, Cultural e Ambiental: O legado colonial da América Latina suprimiu culturas e cosmogonias inteiras, muitas das quais agora fragmentadas ou invisíveis. No entanto, esses legados persistem, entrelaçados na vida das pessoas, constantemente se remodelando e se reinventando, oferecendo narrativas poderosas para enfrentar os desafios sociais e ambientais locais e globais. Esta trilha examina:
    1. Como a memória cultural influencia as respostas às mudanças climáticas e à injustiça social.
    2. Storytelling como forma de redescobrir histórias compartilhadas e ultrapassar fronteiras.  
    3. Construir redes que conectem as lutas locais aos movimentos climáticos globais, potencializando as comunidades a colaborar e amplificar suas vozes na luta pela justiça climática.

Formatos da Conferência

Convidamos os participantes a compartilhar seus trabalhos nos seguintes formatos:

  1. Artigos acadêmicos baseados em pesquisas: Apresente sua pesquisa relacionada ao tema da conferência. Cada sessão consistirá em quatro apresentações de 20 minutos, seguidas de uma sessão de perguntas e respostas. Os artigos selecionados poderão ser considerados para publicação nos anais da conferência ou em revistas científicas.
  2. Histórias sobre uma história: apresentação de 8 minutos — as pessoas compartilham uma obra de mídia (história digital ou documentário curto) com duração máxima de 4 minutos e têm 4 minutos para expressar um ponto de vista específico sobre o contexto e o impacto da obra de mídia/história digital.

Prazo e formato de inscrição para participação – Pessoas da América Latina

  • Envie um resumo de 250 palavras detalhando sua proposta, incluindo o formato de apresentação escolhido entre as opções acima.
  • Prazo para envio de resumos: 1º de Setembro de 2025
  • Notificação de aceitação: de forma contínua até 15 de Setembro de 2025
  • Submeta sua proposta usando um dos formulários abaixo.


Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail digitalstorytelling@museudapessoa.org